quarta-feira, 18 de julho de 2007

A solidariedade adormecida em todos nós






“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana” e em momentos de dor vemos quanto egoismo e egocentrismo existem dentro das pessoas. A doação de amor mesmo através de bons pensamentos é fundamental para o nosso crescimento interior.





As coisas que nos unem superam todas aquelas que nos separam.Compartilharemos o mesmo planeta, a mesma terra, o mesmo céu e as mesmas esperanças e visões. Ao ver as virtudes nos outros sou capaz de acender seus corações com a chama do amor e apagar todos os traços de incompreensão. Assim cresce a solidariedade interpessoal.A paz de todo dia.(Autor: Brahma Kumaris)





Contou-me uma amiga que, num bairro tranqüilo de uma cidade em que o contato entre as pessoas havia esfriado, apareceu um homem.




Estranho, maltrapilho, sujo, um saco nas costas, perambulou pelas ruas do bairro toda a manhã.




Aos poucos atraiu a atenção de todos, principalmente das crianças, fascinadas com aquele homem diferente.



Ele parou defronte uma casa, sentou-se, abriu o saco e tirou três pedras arredondadas e muito alvas.




Em seguida, tirou uma grande panela preta e já bem gasta. Então, dirigiu-se à casa defronte, chamou a dona da casa e perguntou se podia encher de água a panela na torneira do jardim.




A mulher não viu grande problema e concordou. Porém, curiosa, aproximou-se.
O estranho homem tomou as três pedras e colocou na água.




Ajuntou papéis velhos pela rua, alguns gravetos espalhados, um resto de madeira de uma construção e fez um belo fogo.




Tirou do saco uma armação de metal, fincou no chão. A senhora, não cabendo em si de curiosidade, perguntou:




"Mas o que o Senhor pretende fazer?".




"Vejo que a senhora nunca viu algo assim", respondeu o homem. "Pretendo fazer uma deliciosa sopa de pedras."




Dito e feito, colocou a panela presa na armação de metal que ficou suspensa sobre o fogo.




"Mas só tem pedras!", observou uma das crianças que estava por ali. "É, você tem razão, acabei me esquecendo do sal. É o sal é que dá o sabor, sabe?




" O menino, ansioso, disse: "Ok, não há problema, eu posso arranjar um pouco de sal na minha casa. Acho que não fará falta." Em seguida, voltou com o sal. O homem acrescentou o sal e provou: "Hum, excelente!".



Entrementes, mais gente aproximava-se do local e já se formava uma pequena multidão. "Sabe, disse o homem, acho que um fio de óleo faria uma enorme diferença nesta sopa." Uma senhora disse: "Isso não é problema. Eu arranjo o óleo.




Quero ver como fica essa sopa de pedras." Acrescentado o óleo, o homem provou e disse: "Está ficando delicioso, mas...se tivéssemos...alguns legumes...não sei...acho que ficaria saboroso."




Algumas quantas pessoas ofereceram-se para trazer de suas casas alguns legumes. Rapidamente, o homem estava descascando batatas, cenouras, chuchus, etc.




Todos estavam ansiosos para ver logo pronta a tal sopa de pedras. O homem, paciente, acrescentou os legumes à água borbulhante.




Provou novamente e, após um breve silêncio, disse: "Na verdade, uma boa sopa de pedras leva um pouco de carne." O senhor do açougue disse: "Sem problemas. Já trago um naco de carne para esta curiosa sopa de pedras."



Após ter colocado a carne, o homem provou novamente e disse: "Está quase perfeita. Só falta mesmo aquele toque final do temperinho verde..." Lá do fundo, ouviu-se a voz de uma senhora já bem idosa, cuja horta era a mais invejada do bairro: "Não seja por isso, aqui estão os meus temperinhos fresquinhos e umas folhinhas de couve."



Todos estavam curiosos. Finalmente, o homem declarou que a sopa esta concluída. Calmamente ele tirou as três pedras da panela, limpou-as com cuidado e guardou-as novamente no saco. Disse então a todos:




"Bom, a sopa de pedras está pronta. Tragam os seus pratos, vamos almoçar." Todos trouxeram rapidamente os seus pratos e quem não tinha conseguiu emprestado.



Logo todos comiam e, além da sopa, circulava um pãozinho caseiro, um suco de frutas.




A opinião era unânime: a sopa de pedras era deliciosa. Quando todos estavam fartos, quiseram falar com estranho homem.




Infelizmente, ele não estava mais ali.




Havia partido, disseram as crianças.



Sabe-se lá onde ele está agora iniciando uma nova SOPA DE PEDRAS.

Nenhum comentário: