domingo, 8 de junho de 2008

O poder do desabafo

gira



Vou lhe falar dos benefícios que conquisto quando tenho a felicidade de encontrar alguém capaz de me ouvir e de me compreender.


Há certos momentos em nossas vidas em que sentimos uma extrema angústia mental. Sentimo-nos desolados, depressivos, mal amados. Sentimos um profundo desejo de encontrar alguém que seja capaz de nos ouvir e de nos ajudar a sair dessa apatia; que seja capaz de nos ouvir e de remover essa espessa nuvem negra que nos encobre; que seja capaz de restaurar a nossa alegria, a nossa esperança e a nossa coragem de viver.


Muitos casos de depressão tem a sua origem no silêncio, quando não podemos ou não conseguimos manifestar o que pensamos, o que sentimos, o que precisamos. Na depressão somos invadidos pela indiferença e pelo tédio. Tudo parece perder a cor, o brilho, o sentido. A depressão é um mal que pode atingir qualquer pessoa que não costuma ser honesta com seus sentimentos e com as suas emoções. Atinge pessoas que não têm a permissão de viverem a sua própria vida, de serem autônomas, naturais, autênticas consigo mesmas e com os outros. Por isso, por amor à vida, ao bem estar e à felicidade, você precisa aprender a expressar, com palavras, o que se passa com você.


Quando eu me sinto oprimido pelos acontecimentos, quando preciso falar e não tenho ninguém para me ouvir, costumo ir a um bosque, a um jardim, a uma montanha para desabafar abertamente à natureza. Falo para as plantas, falo para as árvores, falo para Deus. Falo e choro, se sentir vontade. Aprendi com a meditação, a limpar a minha alma e a desabafar tudo que oprime o meu coração. E me sinto bem melhor depois.


Aprendi com a meditação, a não permitir que nenhum sentimento negativo, destrutivo ou doente venha envenenar a minha vida, venha criar obstáculos para mim e até mesmo degenerar a minha saúde. Aprendi com a meditação, a cuidar melhor de mim e quero dividir, agora, esse aprendizado com você.


Quando encontramos alguém capaz de nos ouvir podemos abandonar a fachada atrás da qual nos escondemos e pôr de lado os nossos comportamentos de defesa, para mostrarmos, de uma maneira mais aberta e natural, o que realmente somos. Adotamos uma atitude menos defensiva, menos agressiva. Somos capazes de ouvir a nós mesmos e de nos aceitar com mais facilidade. Quando encontro alguém que me ouve e aceita os meus sentimentos torno-me capaz de perceber os sentimentos que sempre neguei e sempre reprimi.


Torno-me capaz de perceber os sentimentos que me pareciam tão terríveis, desordenados, anormais, ou mesmo, tão vergonhosos que nunca fui capaz de admiti-los e reconhecê-los como meus. Conquisto o meu valor, a minha autonomia e desenvolvo uma atitude muito positiva em relação a mim mesmo.
Quando posso manifestar, com honestidade, sem medo de repressão, o que se passa comigo, há uma redução da minha tensão em todas as suas formas: tensão fisiológica, mal estar psicológico e ansiedade. Sou capaz de entrar em contato com outras pessoas de uma forma mais realista e aceitá-las perfeitamente, na mesma proporção com que fui aceito, ouvido e amado.


Quanto mais consigo falar e expressar os meus sentimentos para alguém, tanto mais me afasto da minha fachada mentirosa, do meu comportamento insensível, impessoal, irreal e inflexível.
Quando alguém me ouve e me aceita como sou, torno-me capaz de ouvir também os outros e aceitá-los como são.
Por isso, você precisa e deve falar, sem medos nem defesas, quando sentir que tudo parece querer perder a cor, o brilho, o sentido. Precisa e deve falar com alguém para aliviar essa tensão que parece querer explodir dentro do seu peito.





jardim



Nenhum comentário: