segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Repartir com Equilíbrio

pizza




Esta talvez não seja uma comparação muito romântica, mas quando penso na vida, costumo compará-la a uma grande pizza, cujas fatias precisam ser repartidas com parcimônia.
Uma das petições mais frequentes do meu diário de bordo é a seguinte:

Ajuda-me Senhor, a dividir com equilíbrio, os diversos segmentos da minha vida.Que haja o tempo necessário ao meu trabalho donde retiro o pão de cada dia, mas que ele não seja tão espaçoso a ponto de consumir todas as minhas energias.

Que haja o tempo necessário para que eu desfrute da presença de meus filhos, sem contudo sobrecarregá-los de mimos ou de censuras excessivas, dando-lhes o espaço e a liberdade de que necessitam, para serem eles mesmos e não o que eu gostaria que eles fossem.

Que haja tempo para eu aquietar a minha mente e o meu coração em oração sincera, sem olvidar que a prece é apenas o fortalecimento e o preparo para todas as ações e escolhas subsequentes, que apenas a mim competem.

Que haja tempo para a vida virtual, com todas as emoções e alegrias que ela proporciona, mas que eu não me esqueça que lá fora há um sol que brilha, há uma natureza viva e palpitante, extremamente necessária ao meu equilíbrio, assim como afeições, amizades reais e outras circunstâncias a serem vivenciadas com o mesmo carinho e boa vontade.

Não é fácil, Senhor, repartir as fatias da vida com equilíbrio.
Requer a maturidade e a sabedoria que nem sempre tenho, mas que continuo buscando a cada dia ... para que a minha própria vida não termine em pizza:-)

Fátima Irene Pinto




Nenhum comentário: