quinta-feira, 7 de maio de 2009

Canalizando energias



Já teve aquela sensação de esgotamento?
Quando parece que tuas energias foram sugadas?
Talvez não seja somente impressão.

É comum canalizarmos erroneamente nossas energias, tanto em intensidade quanto em foco.
A conseqüência, naturalmente, é o desgaste e a frustração.
E não raro, culpa-se as circunstâncias, as situações, as pessoas ou demais envolvidos.
Contudo, será que não cabe uma análise mais profunda de nós mesmos e buscar, dentro de nós, a chave para uma vida mais equilibrada e, portanto, sadia? Sim, cabe.

Atenta-te para a seguinte verdade: quanto mais desgaste parece ter ou sentir, tanto mais distorcido está o teu foco e mais erroneamente está a intensidade despendida de tuas energias.
Vamos exemplificar:
Muitos se desgastam, desgastam suas energias , tempo e dedicação a pessoas insepultas.
Isso mesmo: insepultas.
Pessoas que não estão nem aí com nada, não possuem responsabilidade, vontade, determinação, sentimentos, etc.
Pessoas que vêem o tempo passar e não se indagam se a vida tem algum sentido, se as pessoas que estão à sua volta são de fato importantes.
Pessoas que parecem estar apenas de passagem.

Ainda há quem se envolve ou quer se envolver com pessoas que não querem compromissos, que vivem uma vida egocêntrica, que não se preocupam com o outrem.
Não bastasse, tem quem empenha uma sobrecarga ainda maior de tempo e dedicação sob a alegação de "eu vou conseguir mudá-lo ou mudá-la".
E com isso, passam-se meses, anos, talvez uma vida inteira.

Falemos também de quem dedica uma vida à empresa, ao seu trabalho, negligenciando a família, os amigos, seu lazer, seus bons hábitos, acreditando que ali está toda a garantia de futuro, a certeza de seu presente.
E porque não citar quem dedica horas em um happy hour com o chefe, negligenciando os mesmos itens a pouco citados, achando que com isso se manterá no emprego ou conseguirá uma promoção?
Vem uma crise, ou uma reengenharia na empresa e... percebe-se que dedicou tempo demais.

A lista é, por assim dizer, infinita.
E passeia pelos diversos campos de nossa vida: nossa saúde, corpo, família, amigos, relacionamentos afetivos, relações profissionais, nossa forma de adoração, etc, etc.

Sobre todos os exemplos citados, cuida para que faças sempre o teu melhor, empreendendo a energia necessária, mantendo o foco contínuo, sem despender energia desnecessária ou em vão.
Viva a tua vida em equilíbrio com o universo.
Não queira equilibrar o universo.



Nenhum comentário: