segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sentimento de culpa








A culpa e o sentimento que a acompanha são devastadores. Tiram horas de sono, fazem perder a concentração, trazem lembranças contínuas, deixam o coração apertado, a mente inquieta. Ora, se há culpa, houve algo de errado. Se houve uma falha deve-se carregar essa culpa. Bem, em partes.




Veja antes se você se identifica com uma dessas frases:




"Eu não deveria ter dito isso para ... (meu pai, minha mãe, meu irmão, minha amiga ...)"




"Eu deveria ter tomado esta atitude antes...(agora estou sofrendo as consequencias...)"




"Por que não dei o devido valor para... (minha namorada, meu marido, meu amigo,...)"




"Por que fui fazer aquilo? ( agora estou sem emprego, perdi um amigo, estou pagando...)"




"Eu deveria ter pensado antes... (de agir, de dizer, de fazer, de decidir...)"




"Agora já é tarde demais...(não vou ter outra oportunidade, isso não vai voltar, perdi...)"




"Era para eu estar junto naquela hora... (quando meus avós estavam doentes, quando meu filho deu os primeiros passos, nas bodas de meus pais, quando surgiu aquela situação...)"




A lista pode ser interminável, mas é suficiente para mostrar que no decorrer da vida, erros são recorrentes e os sentimentos de culpa, conseqüentes. Entretanto, se não tomar cuidado, o sentimento de culpa pode envolver-lhe numa atmosfera absurdamente negativa, repleta de dor, angústia e depressão. Olha o perigo.




O sentimento de culpa é importante, pois aponta o grau dos princípios morais e éticos que carrega consigo, além de demonstrar o quanto as virtudes se fazem presentes em teu caráter, entre elas, o arrependimento, a empatia e o amor. Pessoas insensíveis, de má índole, não possuem sentimentos de culpa. São frias por natureza. Pessoas do bem se ferem ao ver ferir alguém. Se lamentam quando fazem algo de errado, mesmo inconscientemente.






Todavia, não se deve ficar remoendo tal sentimento. Antes, se deve tomar ações positivas, sinceras e pró-ativas de arrependimento. Machucou alguém? Peça desculpas. Cometeu um ato impensado em casa ou no trabalho? Tente reverter. Já é tarde? Então carregue esse aprendizado, respire e olhe para frente, procurando não mais cometer o mesmo erro. Não se prenda a esse ciclo tortuoso. Avance! Carregue consigo o desejo de não mais errar e com certeza os erros diminuirão.



Um comentário:

Ana Paula Francelino disse...

me livrar deste sentimento de culpa .Eo tomo minhas decisôes e depois fico com esse sentimento que me machuca e não me deixa viver...